Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

Versão brasileira do portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

Conheça mais
O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.

Status de leitura

Faça login para usar este recurso

Crie uma playlist

Faça login para salvar este conteúdo em suas playlists

Não lido

Como as empresas podem se beneficiar de sistemas inteligentes

Plataforma da Accenture mostra que a sinergia entre dados, inteligência aplicada, tecnologias digitais e talentos favorece o crescimento das empresas

Rodrigo Oliveira
19 de junho de 2024
5 min de leitura
Como as empresas podem se beneficiar de sistemas inteligentes

Uma jazida de petróleo, por si só, não gera riqueza. Além da extração do combustível, é preciso refiná-lo para se obter produtos de valor. O mesmo acontece com as informações digitais. Hoje e cada vez mais, as empresas armazenam uma imensa quantidade de dados. Quando analisados e interpretados (o equivalente ao refino do petróleo), os dados se transformam em informações valiosas para a tomada de decisão de gestores e profissionais. Do contrário, não passam de matéria-prima.

A Accenture incorpora bem essa mentalidade. Uma das missões da companhia é tornar as operações ao redor do mundo mais inteligentes por meio de consultoria e análise de dados. Isso porque o esforço gera resultado. Organizações “future-ready” — preparadas para o futuro utilizando tecnologias, cortando custos e gerando novas fontes de receitas — representam um reforço 2,8 vezes maior em rentabilidade corporativa. Além disso, dispõem de uma eficiência 1,7 vez superior quando comparadas àquelas em níveis de maturidade mais baixos.

Em meio à competitividade, é preciso escalar a automação e a força de trabalho integrada por humanos e tecnologias digitais. Dessa forma, adquire-se a resiliência necessária para superar a incerteza, viabilizando melhores decisões e resultados de negócios. Aliás, se todas as empresas estivessem “preparadas para o futuro”, a rentabilidade global teria um acréscimo de US$ 5,4 trilhões.

Do ponto de vista da Accenture, há uma alternativa para incrementar essa transformação nas organizações. Trata-se da plataforma SynOps — um sistema de operações que tira o melhor proveito da união entre homem e máquina. O software combina diferentes especialidades, capacidades e tecnologias. Como resultado, as empresas ganham acesso a um roteiro flexível, a fim de otimizar a própria eficiência e expansão.

Mas a mudança não é fragmentária. Trata-se de uma jornada de transformação. O foco é oferecer acompanhamento especializado para garantir níveis mais altos de eficiência. “É através dele (do SynOps) que a gente move a maturidade e a inteligência das empresas”, afirma Paulo Junior, diretor de operações e head de business transformation para Brasil e América Latina na Accenture.

Valor transformacional

O SynOps utiliza dados e insights de mais de 1.000 clientes para identificar oportunidades e reinventar processos. Segundo a multinacional, o sistema permite que as empresas tenham organizações mais flexíveis, ágeis e responsivas. Dessa forma, promove o crescimento e a capacidade de dimensionar as operações com agilidade. De acordo com Paulo Junior, a plataforma é estruturada em quatro pilares:

Human + machine: o sistema conta com a força de trabalho humana de mais de 100 mil profissionais. Estamos falando de cientistas de dados e especialistas em IA com conhecimento em mais de 40 setores. Além disso, a plataforma é movida por milhares de automações e 65 apps de analytics.

Diverse data: o SynOps permite a coleta, monitoramento, armazenamento, análise e relatório de dados, sejam eles estruturados ou não. As informações são obtidas por meio de fontes internas e externas. Como resultado, cria-se um ambiente propício para a exploração avançada de dados e desenvolvimento de modelos de IA.

Insights & intelligence: a plataforma integra os recursos analíticos da Accenture Insights Platform (AIP) com a flexibilidade modular de analytics apps pré-configurados. A partir disso, acelera a decisão para gerar resultados de negócios excepcionais e vantagem competitiva sustentável.

Work orquestration: o software orquestra o trabalho de forma otimizada. Por um lado, atribui tarefas transacionais a robôs. De outra parte, faz uso de IA e analytics para encontrar novas oportunidades de automação. Assim, fornece insights para que o recurso correto também seja utilizado de maneira apropriada em trabalhos complexos.

accenture-operacoessynops_synops.png

Inteligência e insights para liquidez, controles e compliance

Segundo Paulo Junior, toda companhia que deseja se preparar melhor para o futuro deve almejar um crescimento sustentável. Isso significa adquirir previsibilidade, gerando valor através do escalonamento de intelligent operations. Mas e quando os processos financeiros não são confiáveis? Ou são difíceis de gerenciar? Como se manter um passo à frente?

“Essa é a principal virtude do SynOps. A plataforma fornece a inteligência e os insights necessários para melhorar a liquidez, os controles e o compliance”, explica o executivo. Em razão disso, todas as empresas podem se beneficiar do sistema. Não necessariamente apenas aquelas que já estão prestes a atingir o nível mais alto de maturidade.

Nem todas as organizações precisam adotar essa ambição. Depende do apetite de reestruturar determinada indústria. “O primeiro estágio da jornada é a eliminação de oscilações. É preciso colocar controles que permitam previsibilidade”, destaca.

De acordo com o porta-voz da Accenture, o SynOps ajuda o cliente a refletir sobre a própria estratégia. Quando um sistema inteligente começa a fazer parte do dia a dia da organização, cada passo é dado com maior segurança. “Com o SynOps nós podemos contribuir na definição da melhor estratégia, demonstrar onde o cliente está posicionado em sua indústria e construir em conjunto sua jornada de operações inteligentes, proporcionando mais rentabilidade e crescimento sustentável”, esclarece Paulo Junior.

O Fórum: Pensamento Digital é uma coprodução de MIT Sloan Review Brasil e Accenture.

Você leu o post? Então faça login e tenha acesso ao recurso de “Marcar como lido”.

Rodrigo Oliveira
É colaborador de MIT Sloan Review Brasil.

Deixe um comentário

Ouvir
Item salvo (0)
Por favor, faça login para salvar este conteúdo em suas playlists Fechar
Share
Conteúdo da editoria Estratégia e inovação

Para você Faça login para ver sugestões personalizadas

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui