Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

Versão brasileira do portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

Conheça mais
O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.

Status de leitura

Faça login para usar este recurso

Crie uma playlist

Faça login para salvar este conteúdo em suas playlists

Não lido

As três principais mudanças trazidas pela inteligência artificial nas corporações

Muito líderes estão animados com o potencial da inteligência artificial como uma tecnologia capaz de transformar as empresas de modo a torná-las mais inovadoras e eficientes. Mas é preciso lembrar que a adoção de IA também demanda transformações corporativas para garantir que o projeto será bem-sucedido. As mudanças necessárias vão da estrutura dos escritórios à governança, passando pelas estratégias de tecnologia.

Equipe de conteúdo da SAS
2 min de leitura
As três principais mudanças trazidas pela inteligência artificial nas corporações

Confira abaixo as três principais mudanças que a inteligência artificial demanda – e provoca – nas organizações que pretendem adotá-la.

Mudanças organizacionais e mais demanda da alta liderança

A inteligência artificial exige mais mudanças organizacionais que qualquer outra tecnologia emergente. Será necessária maior colaboração, especialmente entre as pessoas ligadas à gestão de dados, analytics, infraestrutura e desenvolvimento de sistemas, além de especialistas de negócios. Isso significa que a liderança terá de garantir que os tradicionais silos não barrem os avanços do analytics, além de dar suporte a todo o treinamento necessário para desenvolver as habilidades que serão demandadas de seus profissionais.

Criação de novas demandas para o CIO e o CTO

A adoção da inteligência artificial vai influenciar todas as escolhas que os CTOs e CIOs fizerem em relação às suas estratégias de TI. Eles precisarão priorizar a base tecnológica – da infraestrutura e segurança à gestão de dados e processos de desenvolvimento de software. Além disso, os processos de governança de dados serão mais necessários que nunca – e os CIOs e CTOs serão os executivos a cargo dessa tarefa. 

Foco em gestão de risco e ética

Estão cada vez mais claros os riscos envolvidos no uso de inteligência artificial. Porém, ainda são poucos os executivos que já estão agindo para criar políticas e processos que permitam gerenciar os riscos – sejam eles éticos, legais, reputacionais ou financeiros. A questão ética é especialmente delicada. As empresas mais avançadas no uso de IA estão criando formas de explicar como seus algoritmos chegam a determinadas conclusões – e garantem que essa prática nova é uma necessidade para garantir que os humanos que estão treinando a inteligência artificial estejam evitando vieses e preconceitos nesse processo.

Você leu o post? Então faça login e tenha acesso ao recurso de “Marcar como lido”.

Equipe de conteúdo da SAS
null

Deixe um comentário

Ouvir
Item salvo (0)
Por favor, faça login para salvar este conteúdo em suas playlists Fechar
Share
Conteúdo da editoria Tecnologia, IA e dados

Para você Faça login para ver sugestões personalizadas

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui