Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

Versão brasileira do portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

Conheça mais
O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.

Status de leitura

Faça login para usar este recurso

Conteúdo da review
Crie uma playlist

Faça login para salvar este conteúdo em suas playlists

Não lido

O guia de sobrevivência da (nova) cultura corporativa

No mundo digital e em fluxo, as organizações e seus funcionários precisam, acima de tudo, que as relações de nível 2, mais próximas, triunfem

Uma conversa entre Edgar Schein e Peter Schein
12 de julho de 2024
23 min de leitura
O guia de sobrevivência da (nova) cultura corporativa

Quando o psicólogo social Edgar Schein se juntou à Sloan School of Management, a escola de negócios do Massachusetts Institute of Technology, nos anos 1950, a escola tinha acabado de lançar seu grande experimento de ensinar gestão por meio de disciplinas formais como matemática, psicologia social, economia e história. Foi uma estreia radical, com a exposição da “prática da gestão” por meio de casos ensinados por professores que haviam sido gestores durante quase toda a carreira. A nova abordagem despertou colaborações próximas e improváveis, e um pensamento profundo e inovador sobre liderança, cultura e mudança organizacional – todos esses, campos de estudo emergentes na época. Foi nesse ambiente que Ed e seus colegas embarcaram na construção de um modelo que ajudou a definir como as pessoas pensavam sobre as organizações e se engajavam nelas.

Décadas depois, na era digital, simbolizada pelo smartphone mas em nada limitada a esse aparelho, Ed afirma que é hora de um novo modelo, um que é construído com base em relações profissionais, abertura e confiança. Ele e Peter Schein, seu filho e colaborador, têm trabalhado nesse modelo nos últimos anos. Depois obter um diploma em antropologia e um MBA, Peter passou a maior parte de sua carreira como executivo de estratégia em uma série de empresas no Vale do Silício. Em 2015, ele decidiu se unir a Ed na análise e descrição de mudanças em curso conforme as tarefas de gestão se tornam mais complexas, interdependentes e voláteis. Na conversa a seguir, pai e filho, aqui apenas colegas, compartilham suas visões sobre vida organizacional, fazem um breve histórico de ideias que nos levaram até esse momento e, ainda mais importante, dividem suas reflexões sobre o futuro.

IA como alavanca do seu negócio
Este conteúdo faz parte da edição #1 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição

Você leu o post? Então faça login e tenha acesso ao recurso de “Marcar como lido”.

Uma conversa entre Edgar Schein e Peter Schein
Edgar H. Schein é professor emérito da MIT School of Management. Peter A. Schein é consultor de estratégia com atuação no Vale do Silício. Eles são autores do livro “Humble Leadership: The Power of Relationships, Openess and Trust” (Berrett-Koehler, 2018). Seu novo livro, a terceira edição do “The Corporate Culture Survival Guide: Cultura Change Leadership” , articula fortemente a necessidade de novos modelos de gestão e liderança.

Deixe um comentário

Sumário da review: edição #1 do MIT SMR Brasil.
Sumário
Ouvir
Item salvo (0)
Por favor, faça login para salvar este conteúdo em suas playlists Fechar
Share

Para você Faça login para ver sugestões personalizadas

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui