Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e confiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

Versão brasileira do portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

Conheça mais
O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.

Status de leitura

Faça login para usar este recurso

Crie uma playlist

Faça login para salvar este conteúdo em suas playlists

Não lido

Quebrando correntes e liderando com propósito consciente

A odisseia de uma mulher negra e periférica para se tornar uma liderança inspiradora, com intencionalidade e impacto. Essa mulher sou eu. | Por Andressa Freires

Líderes do Futuro
12 de julho de 2024
7 min de leitura
Quebrando correntes e liderando com propósito consciente

Antes de começar esta odisseia, gostaria de definir a palavra em si. Odisseia: substantivo feminino que significa longa perambulação ou viagem marcada por aventuras, eventos imprevistos e singulares.

Me chamo Andressa Freires, sou uma mulher negra e fui criada na periferia de Taboão da Serra, ao lado da Comunidade do Gelo. Sou programadora desde os 14 anos de idade, cientista, professora, empresária e LÍDER. Mas a grande questão é: como cheguei até aqui e me tornei uma líder consciente e com propósito?

Captura_de_tela_2024-01-11_183018.png

Foto feita pelo Anuário (Se)mentes, no qual tive minha história contada

Minha curiosidade sempre foi abrangente, estendendo-se desde o funcionamento de eletrônicos como controles remotos, pagers, discmans e mp3 até os mistérios do universo e a jornada da humanidade.

Minha aventura na ciência e tecnologia começou já na infância, com toda essa curiosidade, e também acompanhando a carreira do meu pai, homem negro, que trabalhou com TI por quase 40 anos.

E se tem uma coisa da qual me orgulho é ter sido encorajada pela minha família a alimentar a curiosidade e a mudar vidas por meio dos estudos, da empatia e do senso de coletividade.

Embora tivesse um forte desejo de transformar a sociedade ao meu redor, demorei a me reconhecer como líder. Frequentemente elogiada por minha habilidade de liderança – nas escolas, empresas e comunidades onde atuei -, eu tinha dificuldade em acreditar nisso, questionando como eu, uma pessoa comum e tímida, poderia liderar.

Com o passar do tempo, fui convidada para ministrar aulas, palestras e mentorias e a liderar comunidades e grupos de diversidade nas empresas onde trabalhei.

Atualmente, minhas atividades impactam diretamente a vida de milhares de pessoas, além de milhões afetadas pelas iniciativas que lidero no Nubank.

Nessa trajetória, conquistei prêmios nacionais e internacionais e obtive reconhecimento na mídia. Contudo, o que realmente me levou a este ponto foi ter um propósito bem definido e o apoio de pessoas incríveis que me permitiram fazer parte de suas jornadas.

Todas as minhas lutas para ser a líder que sou hoje não são e nunca serão só minhas. Carrego o peso da minha existência e da resistência de muitas pessoas que seguem lutando, de tantas que já se foram e de outras que ainda virão após mim.

Como me reconheci líder

Foi ouvindo vários “”quero ser como você”” ou “”quero mudar o mundo com você”” que comecei a enxergar a potência da minha liderança. Foi isso que me fez perceber que pertenço à liderança e que ainda não existem muitas lideranças como eu.

Quero ver mais dos meus aqui também. E os meus só podem sonhar com aquilo que eles conseguem enxergar. Isso me fez me reconhecer líder e permanecer líder.

Como diz a música “A Vida É Desafio”, lançada em 2002 pelos Racionais MC’s: “”É necessário sempre acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite e você, truta, é imbatível””.

Liderança com propósito

Para ser uma líder eficaz, mantenho a consciência do propósito que carrego e levo adiante cada aprendizado com seriedade, sabendo que devo estar em constante desenvolvimento.

Nesse cenário, vejo a liderança empática, intencional e com propósito, como uma filosofia. Ela promove inspiração genuína e pode ser um catalisador tanto na vida das pessoas ao nosso redor quanto nos negócios em que atuamos.

A seguir, listo os princípio da liderança com propósito consciente:

– Poder da empatia:A empatia envolve a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos alheios. Isso inclui escuta ativa, preocupação genuína com o bem-estar dos outros e a habilidade de se conectar emocionalmente. Líderes empáticos fomentam um ambiente inclusivo e de apoio, essencial para uma organização orientada por um propósito.

– Poder do propósito:O propósito serve como um farol para indivíduos e organizações. Os líderes que inspiram por meio do propósito criam um significado que vai além da rotina. Quer se trate de um compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade ambiental ou uma missão mais abrangente, um propósito claro e convincente une os membros da equipe e desperta uma paixão.

– Conexões autênticas:Líderes empáticos constroem conexões autênticas ao reconhecer as experiências e perspectivas únicas de cada membro da equipe. Isso não só promove um sentimento de pertencimento, mas também uma atmosfera colaborativa, em que os indivíduos se sentem valorizados. Ao compreender e valorizar a diversidade, os líderes tendem a desenvolver uma equipe mais forte e resiliente.

– Inspiração por meio da ação:Ao alinhar suas decisões e comportamentos com o propósito da organização, os líderes estabelecem um exemplo a ser seguido. Essa autenticidade gera confiança e admiração, motivando os colaboradores a buscar a excelência.

– Superação de desafios:Os desafios são inevitáveis, mas os líderes empáticos usam a adversidade como oportunidade de crescimento. Ao abordar os contratempos com empatia e um compromisso compartilhado com o propósito, guiam as equipes em momentos difíceis, reforçando a importância do espírito coletivo.

A liderança empática, aliada a um claro sentido de propósito, tem o poder transformador de inspirar grandeza. Priorizando a compreensão, a conexão e uma missão compartilhada, os líderes pavimentam o caminho para o sucesso da organização. Além disso, abraçar a empatia e o propósito cria um legado que transcende os limites do ambiente de trabalho.

Bibliografia:– Odisseia, definição. Disponível em: . Acesso em: 20 de dez. de 2023.- Racionais MC’s. Nada Como Um Dia Após O Outro Dia. Casa Nostra, 2002. Faixa 10.- Arquétipo 2023 Liderando Inovações Conscientes. Disponível em: . Acesso em: 20 de dez. de 2023.

Artigo assinado por Andressa Freires, jovem destaque no Prêmio Young Leaders 2023. É negra, periférica, cientista e professora. Física de formação e ex-pesquisadora científica em Neurociência Computacional. Especialista em Gestão da Diversidade pela PUC-SP, em Deep learning pela DeepLearning.AI, em Data Science pela Universidade de Michigan. Senior Data Scientist e membro do comitê de AI Ethics na Nubank. Professora de pós-graduação e cursos livres na Conquer e Tera. Fundadora da diversiData. Voluntária e ativista em comunidades que inserem diversidade em tech. Palestrante sobre ética, AI, Data Science e Diversidade, Equidade e Inclusão. 1o lugar no reconhecimento Global Ada Lovelace para mulheres em tech. 50 to follow na Gama Academy em Data & BI. Especialista em Data Science convidada para inclusão da profissão de Data Science na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) pelo Ministério do Trabalho e USP. Finalista LATAM na categoria Best Ally no Prêmio Women in Tech. Finalista Globant Women Awards na categoria Rising Star. Finalista no Globant Digital Disruptors Awards na categoria Culture & Agility Igniter. Integrante do Global Shapers do Fórum Econômico Mundial. https://www.linkedin.com/in/andressafreires/

Você leu o post? Então faça login e tenha acesso ao recurso de “Marcar como lido”.

Líderes do Futuro
Esta coluna é assinada rotativamente por membros da Comunidade Young Leaders, que reúne finalistas do Prêmio Young Leaders e participantes do programa de formação de lideranças do Instituto Anga.

Deixe um comentário

Ouvir
Item salvo (0)
Por favor, faça login para salvar este conteúdo em suas playlists Fechar
Share
Conteúdo da editoria Liderança e cultura

Para você Faça login para ver sugestões personalizadas

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui